Todos conhecem a história do Titanic, um portentoso transatlântico de 270 metros de comprimento e com capacidade para acomodar quase três mil passageiros....
Mas hoje venho relembrar mas com um outro objetivo ... que segue nas próximas postagens ....
Todos conhecem a história do Titanic, um portentoso transatlântico de 270 metros de comprimento e com capacidade para acomodar quase três mil passageiros.
Considerado insubmergível pelos seus construtores, o luxuoso Titanic zarpou, em 10 de abril de 1912, de Southampton, na Inglaterra, com destino a Nova Iorque e escalas em Chesbourg na França e em Quennstown, na Irlanda.
Era a sua viagem inaugural. Na noite de 14 de abril, quando singrava o Atlântico Norte, o transatlântico veio a colidir-se com um iceberg, submergindo em questão de poucas horas nas águas geladas do Atlântico Norte [Coordenadas GPS: Latitude / Longitude = 41°43'35"N, 49°56'54"W].
O RMS Titanic foi um navio transatlântico construído pela White Star Line na Irlanda do Norte. Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, entre Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos, chocou-se com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, na madrugada do dia 15 de abril. Até o seu lançamento em 1912, ele fora o maior navio de passageiros do mundo. Com 2.240 pessoas a bordo, o naufrágio resultou na morte de 1.517 pessoas, hierarquizando-o como a maior catástrofe marítima de todos os tempos.
Titanic no fundo do mar
O Titanic provinha de algumas das mais avançadas
tecnologias disponíveis da época e foi popularmente referenciado como
"inafundável" - na verdade, um folheto publicitário de 1910, da White
Star Line, sobre o Titanic, alegava que ele fora "concebido para ser
inafundável". Foi um grande choque para muitos o fato de que, apesar da
tecnologia avançada e experiente tripulação, o Titanic não só tenha afundado como causado
grande perda de vidas humanas. O frenesi dos meios de comunicação social sobre
as vítimas famosas do Titanic,
as lendas sobre o que aconteceu a bordo do navio, as mudanças resultantes no
direito marítimo, bem como a descoberta do local do naufrágio em 1985 por uma equipe liderada pelo Dr. Robert
Ballard fizeram a
história do Titanic persistir famosa desde então.